terça-feira, 24 de março de 2009

5º Atividade

*Matéria OPINATIVA: O MEC e os cursos de Jornalismo

MEC discute novas diretrizes para cursos de Jornalismo

A educação superior no Brasil vive um momento de transformação. O motivo: ampliar o acesso de mais pessoas as universidades. Um dos problemas a cerca deste fato é a qualidade do ensino oferecido por essas faculdades que surgem em cada esquina e possibilitam até cursos a distância.

Os cursos tecnológicos também estão em alta, mais específicos e rápidos atraem quem deseja algo mais profundo sobre um determinado assunto. A discussão atual gira em torno do jornalismo, habilitação do curso de comunicação social. As novas diretrizes do MEC pretendem modificar isso, tornando o jornalismo regulamentado com duração de dois anos para bacharéis em outras áreas.

Com as novas diretrizes o curso de Jornalismo deve perder boa parte de suas disciplinas teóricas e aprofundar a prática. Para discutir a proposta o MEC formou uma comissão de especialistas e professores presidida por José Marques de Melo, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Até junho a comissão deve apresentar a nova proposta de regulamentação pra os cursos de jornalismo.

Audiências públicas também fazem parte do processo de discussão e serão realizadas com a participação de professores, intelectuais, associações, entidades de classe, segmentos da sociedade civil, movimentos sociais e ONGs.

Os estudantes é que parecem não fazer parte dessa conversa que se diz plural e aberta. É isso que afirma o dirigente estudantil da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, Vinícius Oliveira que defende a manutenção do curso. “Para ser jornalista ou profissional de qualquer outra habilitação, é necessário possuir o arcabouço teórico da comunicação social”, afirma o estudante do 5° semestre de comunicação social da Universidade Federal de Sergipe.

Apesar de agradar boa parte dos envolvidos no debate, na contra mão podemos refletir o assunto de forma mais critica. Seria mesmo bom para sociedade que um estudante de jornalismo não aprofunde seus conhecimentos e concepções sobre a filosofia da comunicação? A ética e a sociologia não são importantes para formação de qualquer profissional? Essas disciplinas são a base na construção de uma sociedade justa e democrática. A teoria trabalha o aprimoramento da prática, ou seja, uma coisa complementa a outra e as duas são capazes de formar um profissional capacitado para lidar com questões cotidianas de nossa sociedade.



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