*Fazer uma matéria apartir de sua percepção do que "deve ser" uma matéria para jornalismo online.
-> Pensar em uma versão "reduzida" para MOBILE (celular/palm etc.)
Pauta: O twitter e o jornalismo
Estilo: interpretativo
Pelo menos 1 fonte

Twitter conquista seu espaço
Usuários da internet utilizam a ferramenta para se comunicar com mais velocidade
Compartilhar links, trocar informações, partilhar dicas são as características mais citadas pelos usuários do twitter. Porém todos precisam de algum tempo para se acostumar com a novidade, no caso do twitter não poderia ser diferente. Nascido em 2006 ele vem evoluindo ao longo de sua trajetória. Atualmente a ferramenta é muito utilizada pelos veículos de comunicação como mais uma maneira de transmitir a informação de forma rápida e precisa. Isso possibilita que o usuário leia apenas o que lhe interessa, o que facilita na hora da correria do dia dia.
Na verdade não existe fórmula para usar o twitter, cada pessoa escolhe como fazer uso da ferramenta. Alguns utilizam para dividir com amigos o que estão fazendo no momento, outros usam pra se informar. Isso tudo vai depender de quem são as pessoas que você segue.
Os grandes veículos de comunicação vêm se apropriando do twitter na perspectiva de se atualizarem. A TV Brasil é um bom exemplo disso. Seus seguidores a todo o momento recebem informações sobre a programação da TV. Assim como a Zero Hora que publica suas principais manchetes para atrair os leitores. Os tradicionais meios se utilizam da internet para não perder espaço perante aos leitores que estão cada vez mais ligados nas novidades que não param de chegar.
Se você gostou desse novo jeito de trocar informações crie já sua conta no Twitter: http://www.twitter.com/

Conheça o Twitter e compartilhe com seus amigos dicas e informações. Siga pessoas interessantes e fique por dentro do que esta acontecendo no mundo com rapidez e interatividade. Você pode usar seu celular para receber informações. Quer experimentar? Faça já a sua conta no http://twitter.com
2º Fixação
Exemplos das 3 fazes do JOL, explicar porque é de cada fase.
(Características e implicações do jornalismo na web - Luciana Mirlniczuk)

Transpositiva: Os jornais impressos reproduzem algumas de suas matérias na internet.
Neste caso o Jornal Atento, da RadioCom, está disponível na integra no site da rádio.
http://www.radiocom.org.br/adm/atento/atento_junho_julho2008.pdf

Metáfora: O Brasil de Fato reproduz seu jornal impresso na integra mas se utiliza de alternativas oferecidas pela web como a sugestão de links com chamadas para noticias, opções para anunciantes e assinantes, além do “fale conosco” que permite maior interação do usuário com o veículo.
http://www.brasildefato.com.br/v01/impresso/jornal.2009-03-04.7182164169

Webjornalismo: O mesmo jornal, Brasil de Fato, criou uma ferramenta especial para web. Sua Agência de noticias conta com muita interatividade, textos opinativos, fotos de matérias destaques e atualizações constantes.
http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia
Nenhum comentário:
Postar um comentário