terça-feira, 17 de março de 2009

2º Atividade

* Fazer um texto Informativo
Pauta: Palestra sobre doc. Pontos de Cultura
ou
Atividades Complementares ECOS

TV Brasil faz filmagens em Pelotas
Pontos de cultura da cidade são filmados para participarem de documentário na TV Brasil

Produtores do programa Cultura Ponto a Ponto da Tv Brasil visitaram Pelotas para documentar os Pontos de Cultura da cidade. No dia 19 de março dois pontos foram visitados e filmados pela equipe que esteve na cidade até o dia 21. O grande objetivo do projeto é mostrar a diversidade cultural do país assim como documentar a interação dos pontos com a sociedade.

Lançado em agosto de 2007, o programa da TV Brasil esta em sua segunda edição e pretende documentar 60 dos 680 pontos cadastrados no programa cultura viva espalhados pelo país. Segundo o diretor do programa, João Vargas, as filmagens são feitas de forma natural e espontânea deixando com que as imagens falem por si só. “Nosso trabalho de edição não conta com apresentador ou locutor, só com vinhetas e com as pessoas que representam os Pontos falando das suas experiências: coordenadores, crianças, comunidade, oficineiros, participantes dos Pontos”, afirmou João.

Em Pelotas os Pontos de Cultura são desenvolvidos junto ao laboratório de acervo digital da ESIN/UCPel que utiliza a informática para preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade. Atualmente três pontos contam com a digitalização de seus acervos: o clube de etnia negra Fica Ahí, a centenária Banda Democrata fundada em 1896 e a Colonia Z-3 com um ponto na escola Raphael Brusque.

No segundo dia de estadia na cidade a equipe da TV Brasil participou de uma conversa com os alunos de comunicação da Universidade Católica de Pelotas apresentando os objetivos do trabalho e contando um pouco da trajetória percorrida por eles nesse um ano e sete meses de viagens pelo Brasil.

A colonia Z-3 será a ultima parada dos jovens produtores que depois das filmagens devem retornar a São Paulo após cinco meses longe de casa. Ainda não há data definida para a veiculação do trabalho realizado no Rio Grande do Sul. Os interessados em acompanhar a série de documentários podem assistir a TV Brasil (Canal 2, SKY 116, NET 18 e antenas parabólicas) todos os domingos às 19h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário